• contato@brasileirinhotiradentes.com.br
  • (32) 3355-1577

Nossa História

Brasileirinho um sonho... uma realidade!

Essa estória começa com André Marcos Malta, carioca, nascido em janeiro de 1971, desde cedo seduzido pelo Artesanato Brasileiro, como ele mesmo conta....

Nos anos 80, meu pai vendia artesanato para algumas lojas como Trem de Minas, Brumado, Andanças, entre outras. Lojas consideradas, na época, conceituadas na linha de Arte Popular e, algumas vezes, me levava junto. E, foi aí, que comecei a ter um contato visual, sem conhecimento algum.

Nos anos 90, trabalhei por um período, vendendo Artesanato Brasileiro, Indiano e Balinês para algumas lojas no Rio, SP e Minas.

No início dos anos 2000, fiz uma viagem para Prados (MG), onde comprei alguns bichos de madeira para vender a um cliente no Rio, a Chácara Tropical. Chegando lá, não se interessaram em comprar, mas conversando me cederam um espaço para deixar as peças consignadas numa exposição de Bromélias que estavam realizando. As vendas das peças de artesanato foram um sucesso, fazendo com que os donos, Manuel e Marcos, despertassem o interesse em abrir uma loja de Arte Popular.

Assim, eu descobri minha paixão e começou a Empório Tropical, de 2000 à 2008. Fizemos uma grande parceria e colhemos vários frutos. Iniciamos com uma primeira exposição de Arte Popular com o patrocínio da Piraquê, no famoso Hotel Le Meridien, em Copacabana, com a participação de artistas populares de peso como: Beto Pezão, Antônio Julião, Detimar Vieira, José de Moura Alcântara, entre outros.

Com o sucesso, resolvemos continuar a divulgação com mais exposições, duas no Hotel Sheraton, uma no Rio Centro e outra no Casa Shopping, não esquecendo a do Restaurante Mister Opi. Partimos, também, para outras mídias através das caixinhas de alimentação, impressas com fotografias do Artesanato Brasileiro, nos voos da antiga Varig, conseguindo um novo público. Inclusive uma matéria na Revista Icaro, de grande prestígio na época, atraindo outros veículos com matérias diversificadas.

Elaboramos até uma decoração com Arte Popular no Camarote da Brahma, no Carnaval 2006, sendo reconhecidos como uma das melhores lojas de Arte Popular pela Riotour. Foi uma parceria de sucesso para todos!

Em 2008, já casado com minha esposa Priscila, que também se apaixonou pelo conceito da Arte Popular, decidimos fazer as malas e tentar uma nova experiência. Viver em uma cidade pequena. Procurávamos qualidade de vida e um novo conceito de Arte.

Em 10 de janeiro de 2009, inauguramos na belíssima Tiradentes, no Campos das Vertentes, a 1ª loja Brasileirinho, que seria referência na cidade. Ficamos sócios, sendo eu responsável pelas áreas de compras e vendas e minha esposa na parte administrativa, financeira e vendas internas da empresa.

Atualmente a Brasileirinho, com dois espaços, com o melhor da Arte Popular e do Artesanato Brasileiro e uma curadoria impecável, reúne obras dos melhores artesãos do país e Grandes Mestres da Cultura Popular Brasileira.

Hoje, possui a sua própria identidade através do reconhecimento das peças garimpadas pelo casal, em viagens frequentes pelo Brasil e, também, pelas reportagens na revista Kaza, TAM viagens, Guia 4 rodas em 2010, como uma das melhores lojas de Arte Popular do Brasil, que originou uma exposição, entre outras.

Envolvida pela belíssima Serra de São José, visitar Tiradentes é estar em um lugar que nos remete ao Colonial. Apresenta um acervo arquitetônico dos mais importantes de Minas Gerais. Com suas ruas de pedras, seus casarios antigos, museus e igrejas, e a Matriz de Santo Antônio considerada hoje a segunda igreja mais rica do Brasil, com seu interior coberto de ouro, tombada pelo patrimônio histórico.
Uma riqueza de cidade! Seu povo mineiro acolhedor, sempre com uma boa prosa pra contar. Tiradentes é uma vitrine para o Brasil.

​Esperamos pela sua visita!

Temos certeza de que será inesquecível!

WhatsApp Chat
Enviar